Site optimizado para Firefox

Como Instalar o Ubuntu

Por favor, certifique-se que tem um backup do seu sistema antes de proceder à instalação do Ubuntu. Leia o resto desta página para saber mais.

Instalar o Ubuntu 7.10 Gutsy ou o 7.04 Feisty com o CD Desktop
Instalar o Ubuntu com o CD Alternate (modo texto)

Instalar o 6.06 Dapper ou o 6.10 Edgy com o CD Desktop (versões antigas)

A instalação do ubuntu não tem nada de especial relativamente à do Windows, excepto de que não necessita de introduzir nenhum número de série.

Vou tentar explicar aqui os passos principais para instalar o Ubuntu a partir do CD Desktop ou do CD Alternate. Não é um tutorial à prova de tótós, e embora não seja muito difícil, a instalação requer algumas noções de informática.

Antes de Instalar

ATENÇÃO: a instalação do Ubuntu pode fazer com que perca os dados guardados no seu disco rígido. Assegure-se de que tem os seus backups em dia!

Se o seu PC não está preparado para arrancar pela drive de CD/DVD, altere a BIOS para que a drive de CD/DVD seja a primeira drive de arranque.

O Windows também não gosta de outrtos sistemas operativos nos discos onde está instalado, e consequentemente do Ubuntu/Linux. Se por qualquer razão a instalação do Ubuntu falhar, assegure-se de que possui o CD do Windows para poder corrigir a MBR do disco para ficar de novo utilizável pelo Windows (insira o CD do Windows, escolha a opção Rescue, ponha a password do administrador do Windows, escolha a instalação do Windows para reparar e no prompt escreva FIXMBR. Por vezes ooderá ser necessário corrigir a flag bootable das partições do disco (usar o FDISK para esse efeito).

Diferenças

O Ubuntu tem umas diferenças no facto de, ao invés do Windows (que nesse aspecto é a triste excepção dos sistemas operativos) o Ubuntu reconhece a presença de outros sistemas operativos, quer sejam Windows, Mac, Linux, BSD ou outros. Isso para dizer que na instalação tem a possibilidade de instalar o Ubuntu sozinho no seu PC, como o Windows faz, ou então, preservar o seu Windows e instalar o Ubuntu em paralelo numa outra partição. A partir do próprio CD do Ubuntu (qualquer um) tem a possibilidade de diminuir ou aumentar o tamanho da partição do Windows (excepto Vista) para organizar o seu disco rígido para instalar o Ubuntu, como veremos mais à frente.

O Qual CD?

Existem 3 CD's ou então 1 DVD para instalar o Ubuntu: os CDs Desktop, Server e Alternate. Existe também o DVD que possui essas três opções de execução, mais uma opção para instalar apenas uma linha de comandos (apenas o linux, sem X nem extras).

Se ainda não sabe qual usar ou ainda não tem o seu CD, veja aqui qual escolher.

O Desktop (LiveCD)

Insira o CD do Ubuntu Desktop (LiveCD) na drive e reinicie o PC. Carregue F2 para escolher o Português e Enter para iniciar o Ubuntu. Aguarde um minuto e o seu PC já está a correr o Ubuntu (a correr, mas não instalado)! Já pode usar o OpenOffice (o equivalente do Microsoft Office) para abrir os seus ficheiros no disco. Pode também usar o Firefox para consultar a Internet. Pode ver como o Ubuntu trabalha, como é, etc, mas não pode gravar nada do que fizer, a não ser para disquete ou CD (se tiver duas drives de CD) ou então numa memória USB. E, claro, pode instalar o Ubuntu no disco.

Aplicações

O Que o Ubuntu Traz

O Ubuntu, logo após a instalação, já traz o browser de internet Firefox, um leitor de e-mails, alguns jogos (embora esse não seja o forte do Ubuntu), um pacote de aplicações equivalentes e compatíveis na leitura de documentos do Microsoft Office,  e um sistema operativo mais rápido e eficaz na utilização do seu hardware, TUDO INTEIRAMENTE GRÁTIS e sem ser necessário a instalações de software adicional!!!  Veja aqui mais.

O Que o Ubuntu Não Traz

Para além disso, e não menos importante, não traz antivirus ou  antispyware. Defeito? Não, não é defeito: é desnecessário! Esqueça os antivirus que fazem o PC arrastar-se e que lhe custam aquela "renda anual" para poder ver os seus e-mails e suas páginas de internet preferidas. Esses  softwares maliciosos, spywares e outros similares, não afectam o Ubuntu!  O que o torna mais eficaz logo à partida.

A Instalação

Partições

O próprio LiveCD Desktop do Ubuntu dá a possibilidade de diminuir ou aumentar o tamanho da partição do Windows (excepto Vista) para organizar o seu disco rígido para instalar o Ubuntu. Para isso, no LiveCD Desktop, vá ao menu Sistema->Administração->Editor de Partições do Gnome, e escolha a partição do Windows. Depois clique no botão Redimensionar/Mover. No mínimo deixe 2 GB de espaço não alcocado mais o dobro do valor da sua RAM (deixe pelo 4 GB de espaço de disco não alocado se quiser usar o Ubuntu e gravar os seus trabalhos). Mais tarde, se assim o desejar, poderá usar de novo o LiveCD Desktop e repetir este passo para modificar as capacidades das partições do Windows, Ubuntu ou outros.

Instalar

Agora pode instalar o Ubuntu. Clique o ícone Instalar que está no fundo do Ambiente de Trabalho.

Faça as suas opções escolhendo o idioma, o teclado, o local, e o disco. Caso tenha criado espaço não alocado antes, escolha Instalar no Maior Espaço Livre Disponível. Clique o botão Instalar, aguarde cerca de 25 minutos, o seu PC irá reiniciar num menu que lhe permite escolher o Ubuntu ou Windows. Escolha a primeira opção para iniciar o Ubuntu.

Para instalar o Ubuntu Desktop 7.04 Feisty Fawn ou Desktop 7.10 Gutsy Gabon:

Ubuntu Desktop Feisty/Gutsy

Para instalar o Ubuntu Desktop 6.06 LTS Dapper Drake ou 6.10 Edgy Eft:

Ubuntu Desktop Dapper/Edgy

Para o CD Alternate (qualquer versão - a diferença é apenas a importação de utilizadores que está presente no Feisty e no Gutsy).

Instalação com CD Alternate

Duração da Instalação

A instalação demora cerca de 25/30 minutos (dependendo do hardware e da versão do Ubuntu a ser instalada).

Actualizações

Após a instalação e reinicialização do computador, e se tiver ligação à internet, deverá surgir uma mensagem a dizer que estão várias actualizações disponíveis. Clique no ícone das actualizações, (introduza a password quando lhe for pedido) e clique no botão "Instalar actualizações" na janela "Actualizações de Software". Poderá ser necessário reiniciar o computador de novo.

Terminou a instalação. E Agora?